Solenidade de conclusão do Curso Superior de Policia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública - Polo Cultural Grande Otelo - Sambódromo do Anhembi
03/12/2019, às 10h
Escola Superior de Soldados e diversas Organizações de Apoio e Ensino Superior entregam a população 2.080 novos profissionais de Segurança Pública, dentre eles 428 são mulheres, 184 são bombeiros Militares, a solenidade ocorreu na terça-feira (dia atípico[1]), 03 dezembro, de 2019, às 10h, no pólo cultural Grande Otelo - Sambódromo do Anhembi, foi um ano de estudos, dedicação, mudanças de comportamento, aprendizado de técnicas de abordagens, estágios operacionais em diversas áreas do conhecimento, concluindo com aproveitamento nos termos do Decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009, que reconhece o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva como "nível superior", com duração de 02 (dois) anos
[1] Solenidades de formatura costumam ser às sextas-feiras.
A maior autoridade presente foi o Vice-Governador do Estado de São Paulo, que passou em revista a tropa e foi recepcionado pelo Coronel PM Marcelo Vieira Salles, Excelentíssimo Comandante Geral e Coronel PM Marcelo Miranda Santana eterno Comandante da Escola de Superior de Soldados, prestigiaram a solenidade os parentes dos formandos e diversas autoridades civis e militares, entre elas o Senador eleito Major Olimpio, Deputado Estadual reeleito Coronel Telhada, Deputado Estadual eleito Major Mecca e Deputado eleito Capitão Derrite ..
Os formandos irão se apresentar nas diversas OPM - Organização Policial Militar do Estado de São Paulo, pois já realizaram a escolha de vagas, seguindo o critério de avaliação escolar (nota), que poderão entrar ou não de gozo de férias, em decorrência da investidura e formatura decorrer mais de 01 (um) ano, nos termos das I-36-PM (Instrução Normativa da Polícia Militar).Entretanto serão apresentados para reforço de Policiamento Ostensivo na Operação Verão - com apresentação nas Unidades do litoral do Estado (de: 23/12/2019 ao final de jan/2020).
A turma leva o nome do Cabo Marivaldo Camelo da Rocha Junior, herói da Polícia Militar, que veio a falecer após intervir em um roubo em andamento no dia 24 de junho de 2019. Na ocasião, um dos suspeitos atirou e o disparo atingiu a cabeça do policial. Ele foi socorrido pelo helicóptero Águia ao hospital, mas não resistiu.
Como paraninfo, os novos soldados escolheram o coronel Paulo Cesar Franco. O oficial ingressou na PM em 18 de fevereiro de 1974 e atuou em diversas unidades, como o 11° Batalhão de Polícia Metropolitano (BPM/M), a Escola de Educação Física da PM, o 13º BPM/M, a Academia De Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), o Estado Maior, o 19º BPM/M, o 3º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), o Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9), entre outros. O coronel também comandou A Escola Superior de Soldados de janeiro a abril deste ano e ressaltou aos formandos: Sintam-se orgulhosos pela nobre carreira que abraçaram, movidos pelo espírito vocacionado de proteger a sociedade paulista. Este é um momento de profunda emoção, que se concretiza um sonho e se reverencia uma grande conquista e vitória” (sic)
Ao longo do curso de formação, os alunos tiveram 23 matérias básicas, com carga horária de 984 horas/aula, e 26 especializadas, que ocuparam 1.516 horas de estudos. Entre as disciplinas, os formandos aprenderam conceitos de Direitos Humanos, Penal e Militar, criminalística, princípios de hierarquia e Disciplina, tiro defensivo na preservação da vida - Método Giraldi, Defesa Pessoal, programas de policiamento, inteligência policial, policiamento em eventos, entre outras disciplinas.
Reforço de efetivo (informações oriundas da última formatura - 2018 - somadas ao efetivo)
Segundo a SSP/SP - Desde 2011, o Governo do Estado contratou 24.704 soldados (com estes formandos 26.601 - excluindo-se os 184 bombeiros do total de formandos) e 1.935 bombeiros (com estes formandos 2.119) para reforçar o efetivo da Polícia Militar em todo o Estado. Além da turma que se forma hoje, outros 123 soldados e 613 alunos-oficiais já estão em curso nas academias da PM.
Além disso, no dia 31 de novembro, foram nomeados cerca de 2.200 soldados, que tomarão posse e ingressarão na Escola Superior e diversas Organizações de Ensino Superior (Capital, Interior, ESB e CPRv).
O efetivo de formandos provavelmente iniciará o gozo de férias, em decorrência das I-36-PM, antes de serem apresentados para a Operação Verão, retornando para a ESSd para escolha de vagas, segundo os critérios estabelecidos pela Instituição.
Ingresse na Carreira Militar - indicamos o pioneiro em curso de preparação
Fonte: SSP/SP, Piritubanos, José Eduardo Helfstein