Estão abertas as inscrições para o concurso na Academia do Barro Branco, são 190 vagas, para o sexo feminino e masculino. As inscrições podem ser feitas pelo site da VUNESP, no período das 10h00 de 22 de abril de 2019 às 22h59 de 06 de junho de 2019.
Foto: formatura 2018
Com a aprovação no concurso e investidura (posse), o aluno oficial será inscrito no curso de formação de oficiais, no bacharelado em ciências policiais de segurança e ordem pública (Art. 58, Decreto 54.911, de 14 de outubro de 2009). O bacharelado funcionará na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Invernada do Barro Branco.
Para concorrer a uma das vagas é necessário possuir diploma de ensino médio, ter idade entre 17 e 30 anos e estatura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,60 para os homens. A remuneração inicial para o cargo de aluno-oficial PM é de R$ 3.116,76 (três mil, cento e dezesseis reais e setenta e seis centavos).
As provas objetiva e dissertativa estão previstas para o dia 30 de junho de 2019, no período da manhã e serão aplicadas nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Edital de concurso - LINK
Faça aqui sua inscrição - Inscreva-se
Carreira Militar - Link
I - Requisitos para ingresso:
1. São requisitos para ingresso:
1.1. ser brasileiro;
1.2. contar com, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade, exceto se integrante da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
1.3. ter concluído o Ensino Médio ou equivalente;
1.4. estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos;
1.5. estar em dia com as obrigações militares;
1.6. estar enquadrado pelo menos no comportamento disciplinar "BOM", se Praça da Polícia Militar, e não ter cometido, nos 2 (dois) últimos anos, transgressão disciplinar classificada como grave; 1.7. ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas e não registrar antecedentes criminais;
1.8. não ter respondido e não estar respondendo a processo administrativo cujo fundamento possa incompatibilizá-lo com a função policial-militar, se agente público;
1.9. ter, no mínimo, descalço e descoberto, 1,65 m (um metro e sessenta e cinco centímetros) de estatura, se do sexo masculino, e 1,60 m (um metro e sessenta centímetros) de estatura, se do sexo feminino;
1.10. ter sido aprovado no concurso público e estar classificado dentre as vagas previstas no Edital.
2. Os requisitos para ingresso, descritos nos subitens anteriores deverão ser comprovados, mediante entrega dos respectivos documentos necessários, na etapa do concurso público referente à análise de documentos e títulos, sendo que os requisitos previstos nos subitens 1.2. a 1.6. tomarão por base a data de posse prevista para 14 de janeiro de 2014.
II - Sobre as etapas do Concurso
A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos a oficial do Barro Branco será o exame de conhecimento, que será dividido em duas partes: prova objetiva e avaliação dissertativa.
A prova objetiva terá duração de quatro horas e será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo oito de história, cinco de filosofia, cinco de sociologia, oito de geografia, 28 de língua portuguesa e interpretação de texto, seis de língua inglesa ou espanhola, 10 de matemática, cinco de noções de administração pública e cinco de noções básicas de informática.
Já a prova dissertativa terá duração de duas horas e contará com uma redação, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado da reputação e da idoneidade; e análise de documentos..
Superada as fases acima, será realizado: exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social (IS).
Desejamos êxito na empreitada, não esmoreça, pois muitos são os percalços, faça valer a pena, seja bem vindo a Invernada.
Fonte: VUNESP
José Eduardo Helfstein
"Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos, não desfalecendo, fazendo a diferença com ações/condutas de inclusão social e respeito ao semelhante"