Solenidade de Conclusão de 2.393 novos profissionais de Segurança Pública descentralizado em diversas OAES. Na solenidade de Pirituba estiveram presentes 609 formandos em evento interno - Turma Jonathan Silva Melo
04/12/2020, às 10h
Em um ano atípico em decorrência da pandemia, denominada COVID-19, Escola Superior de Soldados, Escola Superior de Soldados e diversas Organizações de Apoio e Ensino Superior (OAES) entregam a população 2.393 novos profissionais de Segurança Pública, dentre eles 590 são mulheres, outros Bombeiros Militares, Políciais Rodoviários e de Policiamento de Trânsito.
A solenidade ocorreu na sexta-feira, às 10h, do dia 03 dezembro, de 2020, com 609 formando que concluíram o conhecido módulo Específico na Escola Superior de Soldados, sediada na Av. Dr Felipe Pinel, nº 2.858, Pirituba. Foi um ano de estudos, dedicação, mudanças de comportamento, aprendizado de técnicas de abordagens, estágios operacionais em diversas áreas do conhecimento, concluindo com aproveitamento nos termos do Decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009, que reconhece o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva como "nível superior", com duração de 02 (dois) anos.
A maior autoridade presente foi o Coronel PM Fernando Alencar Medeiros, Excelentíssimo Comandante Geral, que passou em revista a tropa e foi recepcionado pelo Coronel PM Ricardo Tahara, atual Comandante da Escola Superior de Soldados, que ingressou na Instituição como Aluno Soldado, chegando ao último posto. Durante a solenidade o Comandante Geral, se dirigiu à tropa "a partir de hoje vocês são policiais em qualquer lugar do planeta. Honrem isso. Agradeçam às suas famílias, aos seus instrutores. Acreditem no nosso treinamento e capacitação. Vocês são capazes e farão o serviço mais importante da Polícia Militar: patrulhar ruas e proteger pessoas".
A turma leva o nome do Soldado PM Jonathan Felipe Silva Melo, de 28 anos, que faleceu em 11/06/2020,após se infectado pelo coronavírus em Registro - 14º BPM/I, deixando esposa e um filho menor. A família do eterno Soldado Jonathan recebeu homenagens da Instituição e dos formandos.
Ao longo do curso de formação, os alunos tiveram 23 matérias básicas, com carga horária de 984 horas/aula, e 26 especializadas, que ocuparam 1.516 horas de estudos. Entre as disciplinas, os formandos aprenderam conceitos de Direitos Humanos, Penal e Militar, criminalística, princípios de hierarquia e Disciplina, tiro defensivo na preservação da vida - Método Giraldi, Defesa Pessoal, programas de policiamento, inteligência policial, policiamento em eventos, entre outras disciplinas. Veja o vídeo:
Os formandos irão se apresentar nas diversas OPM - Organização Policial Militar do Estado de São Paulo, pois já realizaram a escolha de vagas, seguindo o critério de avaliação escolar (nota), que poderão entrar ou não de gozo de férias, em decorrência da investidura e formatura decorrer mais de 01 (um) ano, nos termos das I-36-PM (Instrução Normativa da Polícia Militar). Entretanto serão apresentados para reforço de Policiamento Ostensivo na Operação Verão - com apresentação nas Unidades do litoral do Estado (de provável: 25/12/2020 ao final provável de meados de jan/2021).
Na atual gestão, no mês de maio, não ocorreu a posse de novos profissionais para o Curso de Formação de Soldados, entretanto foi anunciado pela Secretaria de Segurança Pública a nomeação de 2.100 soldados de um edital de 2019, que estava suspenso por ato do Chefe do Executivo Paulista. E para o primeiro semestre de 2021, está prevista nomeação de mais 2.700 soldados e 190 alunos-oficiais de outros dois concursos suspensos, dos anos de 2019 e 2020 respectivamente.
Ingresse na Carreira Militar - indicamos o pioneiro em curso de preparação
Carreira Militar - Link
Fonte: SSP/SP, Piritubanos, José Eduardo Helfstein