Notícias Publicadas

Discurso do Comandante da Escola Superior de Soldados na solenidade de formatura

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Comandante da Escola Superior de Soldados, Tenente Coronel PM Orlando Pereira de Lima discursou aos formandos – devidamente publicada em boletim interno:

Vitoriosos de um concurso de mais de 50 mil candidatos, numa relação de 34 candidatos por vaga, aqui estão – 1.489 novos soldados, que foram formados por 14 unidades da Polícia Militar, sendo a maioria delas do interior paulista.

Embora o ensino seja padronizado, há, portanto, uma rica diversidade permeada pelas características regionais das 645 cidades do grande Estado de São Paulo.

Essa diversidade faz entender os porquês da existência de várias características comportamentais, fatos que não os separam, mas sim os unem, irmanados hoje nas 5 grandes companhias que compõem esse majestoso batalhão.

Na Polícia Militar, o recruta é a imagem... ele tem de ser a imagem... a imagem e semelhança de Deus [1].

Indagam-se o porquê...

Soldados da Polícia Militar, vós sois o sal da terra e a luz do mundo [2] – como dizem as escrituras... e há um preço muito alto para que assim seja!

Para que a luz ilumine, ela tem de ser colocada no alto para que todos a vejam [3]. Assim é o trabalho do policial militar.

Não há profissão no mundo mais fiscalizada por tudo e por todos.

Todos opinam, com ou sem conhecimento de causa, pelo que fazemos ou pelo que deixamos de fazer.

Trabalhamos fardados, identificados, somos fotografados e filmados perenemente por redes da mídia que expõem nossos infortúnios com recortes próprios, multiplicando um só ato infeliz por muitas e muitas exposições nas telas da TV, o que, na mente dos mais simples do povo, passa a ser milhares de erros ao invés de apenas um.

Quando a escuridão da violência avança, não se reclama da escuridão, mas sim da luz que não acendeu.

Quando o sal tempera bem um prato, elogia-se o cozinheiro, a qualidade e o sabor da comida e nunca a presença e o valor do sal – parafraseando um escritor anônimo.

Soldados, conheço muito bem as agruras e as alegrias da vida pelas quais vocês passaram e ainda vão passar, e digo isso com muita propriedade, pois ingressei na Polícia Militar como soldado, sou filho, irmão, sobrinho, tio e primo de policiais militares que também ingressaram como soldados.

Sei muito bem o que é ser filho de soldado.

Quando eu era criança, filho do Soldado PM Lima do então Regimento de Cavalaria “9 de Julho”, nas décadas de hiperinflação, vi muitas vezes, na mesa da minha casa, a manteiga e o leite acabarem antes que o mês se findasse, mas nem por isso as esperanças de uma vida mais próspera feneceram no seio da minha família, e jamais fenecerão!

Pois bem, soldados, protejam com garra os seus soldos e jamais cobicem aquilo que não vos pertença.

Não invejem aqueles pecadores de sorrisos de porcelana que enriquecem com o suor dos mais humildes, que transgridem diuturnamente e são protegidos por leis ainda imperfeitas.

O pouco com Deus é muito.

Honrem o nome dessa turma: “80 anos da primeira vitória da Revolução Constitucionalista de 32: a instalação da Constituinte de 1933” – homenagem aos integrantes da Força Pública, a todos paulistas que se empenharam bravamente na Revolução de 1932, aos que tombaram por um mundo melhor e justo e à Sociedade Veteranos de 32 – MMDC.

Soldados, honrem a instituição policial-militar.

Em breve, ainda nesta solenidade, prestarão o compromisso de servir e proteger a população de São Paulo com o sacrifício da própria vida.

Lembre-se que não há profissão alguma no mundo que se jura pela própria vida a não ser a de vocês!

Honrem seus pais, familiares, amigos e o país a que pertencem.

Nunca se esqueçam que o coração de uma mãe e de uma esposa de policial militar só fica em paz quando o seu filho ou o marido se encontra no abrigo do lar. Alivie a dor desses corações sendo um profissional exemplar.

Agradeço aos pais, aos familiares de nossos formandos, a todos presentes e a todos aqueles que, de maneira direta ou indireta, ofereceram o indispensável apoio aos soldados durante o árduo período de estudo.

Apresento as homenagens da turma ao seu paraninfo, o Excelentíssimo Senhor Desembargador Ivan Ricardo Garísio Sartori, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Dirijo-me agora à população de São Paulo:

Povo de São Paulo, entenda que o policial militar não é, e nunca será um ser perfeito.

O policial militar não é um ser infalível.

Ele não é um anjo que desceu do céu.

O policial militar é um ser humano que tem família, que tem amores e paixões, que tem sonhos, que sente alegrias e tristezas, que também se estressa, que também fica doente, que também chora quando acuado pelos dissabores da vida...

O policial militar é oriundo da nossa sociedade que tem muitas carências, muitas... muitas... inclusive de uma boa educação, compreensão e amor.

É assim que sois, soldados, porém, não esmoreçam perante os desafios que virão.

Nunca se esqueçam que sois voluntários para servir, e não para ser servidos.

Sejam fortes, homens e mulheres destemidos, valorosos, servidores sem medo do perigo, atendam à população como gostariam de ser atendidos.

Sejam cautelosos no andar, no falar, no proceder.

Sejam a luz do mundo e o sal da terra [4], a imagem e semelhança [5] do Criador!

Enfim, irmãos de farda! ... Meus soldados!

Sigam sempre na retidão, cada qual no seu caminho!

Vão em paz!

Deus vos abençoe, hoje e sempre!

 

Quartel em São Paulo, 5 de abril de 2.013.

 

ORLANDO PEREIRA DE LIMA

Ten Cel PM – Cmt Interino



[1] BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica Brasileira, 2006. Gênesis. cap. 1, verso 26.

[2] Idem. Mateus. cap. 5, parte dos versos 13 a 15.

[3] Idem. ibidem.

[4] BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica Brasileira, 2006. Mateus. cap. 5, parte dos versos 13 a 15.

[5] Idem. Gênesis, cap. 1. verso 23.

Fonte: sexta-feira, 12 de abril de 2013 Diário Oficial Poder Legislativo São Paulo, 123 (67) – 25

 

Sobre os Piritubanos

Os Piritubanos surgiu da possibilidade de disponibilizar informações úteis à Sociedade, ao profissionais de Segurança Pública e aos alunos da ESSd - Escola Superior de Soldados . Divulgamos, fatos de interesse geral, agregando parceiros, amigos, pessoas altruístas, que visem uma sociedade justa, solidária e efetiva. Desejamos a você visitante e parceiro uma ótima navegação no Portal Piritubanos...

Pesquisa

FACEBOOK